Como fazer a manutenção da persiana?
Aprenda como fazer a manutenção de persianas de forma simples!
As persianas são itens decorativos com funções específicas para o dia a dia, como reduzir a claridade do ambiente e aumentar a privacidade e a segurança das pessoas. Para garantir que estejam funcionais, no entanto, a manutenção adequada da persiana deve ser realizada.
Um persiana com manutenção diária é sem dúvida mais bonita, além de funcionar bem, combinando beleza e funcionalidade, características essenciais a qualquer modelo.
Por isso, para te ajudar, listamos tudo o que você precisa saber para manter a manutenção diária da sua persiana. Confira!
Limpando as persianas corretamente
Uma persiana funcional e bonita deve estar apresentável, certo? Portanto, manter a limpeza é essencial.
No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre a melhor forma de realizar a limpeza e manutenção das persianas.
A primeira coisa que você deve ter em mente é que você não deve lavar as Persiana, pois isso pode fazer com que percam a forma e manchem, o que afetaria sua funcionalidade.
Portanto, usar um pano seco, espanador ou aspirador de pó é a melhor maneira de realizar a limpeza das persianas.
O aspirador e espanador são excelentes opções para se livrar de sujeiras superficiais como excesso de poeira.
No entanto, o pano umedecido é mais recomendado para limpezas um pouco mais profundas. Para fazer a manutenção, basta passar delicadamente um pano limpo sobre as lâminas.
Leia também: Como limpar corretamente uma persiana?
Lubrificação das persianas
Inúmeros modelos da Persiana precisam ser lubrificados em intervalos específicos para manter o bom funcionamento e maior durabilidade dos componentes internos.
Consulte as informações do fabricante ou fornecedor sobre o modelo do persiana para garantir a lubrificação adequada.
Finalmente, se for realmente necessário lubrificar a Persiana, pode-se fazer a manutenção com vaselina vegetal.
Jamais use produtos químicos ou um vaporeto
Produtos químicos e higienizadores de vapor têm o potencial de prejudicar permanentemente as persianas. Portanto, ao realizar a manutenção, fique longe desses itens.
Os produtos químicos podem retirar toda a cor original e deixar manchas. Enquanto os esterilizadores a vapor podem danificar as estruturas, pois operam em altas temperaturas.
Portanto, lembre-se de não utilizar produtos químicos e vaporizadores.
Consulte uma empresa especializada em consertos e limpeza
Para uma limpeza mais profunda ou quando uma persiana apresenta defeitos, o ideal é procurar a assistência de uma empresa especializada em manutenção de persianas.
Em muitas situações, apenas uma empresa é capaz de fornecer um trabalho adequado, como a realização de uma troca de trilhos, substituição de suporte e muito mais.
Portanto, se você tiver dúvidas, entre em contato com uma empresa, faça um pedido e tire suas dúvidas para evitar problemas.
Leia também: Por que a manutenção da persiana é tão importante?
0 comentário